Como mencionamos, existem mais de 55 tipos de residência médica autorizadas pelo Conselho Federal de Medicina . Porém, algumas delas são mais concorridas, enquanto outras são igualmente importantes, ainda que menos procuradas. Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 55 mil médicos e receba conteúdo exclusivo diretamente no seu email. S especializações mais voltadas para diagnóstico e terapia podem igualmente ser realizadas sem pré-requisitos.
- Também pode ser considerada a a que estuda e cuida de doenças relacionadas ao fígado, assim como tratamento e prevenção.
- As áreas de atuação são amplas, indo de consultórios próprios até a clubes esportivos.
- O edital do processo seletivo com acesso em 2022 foi publicado em meados de outubro de 2021 e manteve seu formato com uma primeira e única fase.
- Especialidade cirúrgica que contribui para o diagnóstico, tratamento e reabilitação de doenças neurológicas.


A CNRM regulamenta os programas de residência médica do país, enquanto a AMB conta com 27 associações médicas estaduais e 396 associações regionais e, desde 1958, a AMB concede Título de Especialista aos médicos aprovados em rigorosas avaliações teóricas e práticas. Listamos todas as especialidades médicas filiadas à Associação Médica Brasileira , bem como as áreas de atuação médica, reconhecidos pelos Conselho Federal de Medicina . Além disto, você terá um resumo de cada especialidade médica ou área, formas de acesso à especialização, seja pela Residência Médica, através da Comissão Nacional de Residência Médica ou pela Prova de Títulos da AMB. Possibilitar que você conheça as 55 especialidades médicas e 59 áreas de atuação da Medicina e o caminho que você, estudante de Medicina, precisa seguir para conquistar a sua especialização. Neste artigo, adaptada do Portal Residências Médicas, trazemos todas as informações sobre as especialidades médicas e áreas de atuação.
Quais São As Especialidades De Acesso Direto?
As áreas básicas médicas – clínica médica, clínica cirúrgica, pediatria, ginecologia e obstetrícia – também não exigem pré-requisito. O fato de a especialidade médica com acesso direto não exigir pré-requisitos, ou seja, você termina a graduação é já faz a prova de residência, não significa que você pode deixar de lado a preparação. Trata-se de um tipo de residência médica de acesso direto e tem duração de três anos. Tanto áreas básicas, como cirurgia geral e clínica médica, quanto específicas, a exemplo de oftalmologia, são de acesso direto. O interessante é que, a partir delas, o médico pode fazer uma segunda residência, desta vez, enquadrada no tipo com pré-requisito.
Quais São Os Tipos De Residência Médica Com Menor Concorrência?
Tanto especialidades clínicas quanto cirúrgicas podem exigir pré-requisitos para ingresso. ortodontia x ortopedia exemplo, Cirurgia Geral é acesso direto, você pode se inscrever assim que terminar a graduação. Outro exemplo, é a Cardiologia, você tem que ter feito Clínica Médica antes.
A taxa de inscrição é de R$ 200,00 , podendo o candidato recorrer à isenção da taxa caso se enquadre nos requisitos de baixa renda, de acordo com o decreto nº 6.593, de 02 de outubro de 2008. Bolsa de valor mais alto, como forma de incentivo aos participantes de seus programas de residência. Por isso, quem completa a residência sai na frente na busca por vagas disputadas, incluindo concursos públicos e cargos em organizações renomadas. A Coordenação de Residência Médica divulga o Resultado Final e a data para confirmação de vaga dos Programa de Residência. A Coordenação de Residência Médica do Hospital da Universidade Federal de Santa Maria informa o cronograma da 2 ª Etapa do Processo Seletivo Atualizado após os ajustes solicitados de trocas de dia/horários da arguição. Solicitamos a todos candidatos que verifiquem seus dias e horários que podem ter sofridos alterações.